Sobre nós

2001


    (26/08/19)  

Foi lançada a campanha “Arteterapia? Você vai saber” um evento de atração para o I Seminário de Arteterapia do Espírito Santo que foi realizado no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo em agosto de 2001. em parceria com o Centro de Artes da UFES.

Essa foi de fato a primeira aparição pública da Arteterapia em Vitória, veiculada em meios de comunicação de massa e foi um evento que teve como a característica principal trazer as principais questões em torno do desconhecimento desta área do saber tão nova para a população de Vitória e mesmo dentro dos ambientes institucionais de pesquisa. Por isso a intenção de associar o evento a Universidade Federal do Espírito Santo. O evento contou com a presença de Arteterapeutas do Brasil como Joya Eliezer, Eveline Carrano, Angela Philippini e abordou temas como: Aspectos estruturantes da comunicação Arteterapêutica: forma, cor, movimento, som. Aspectos Psicofísicos da Arteterapia. Aspectos Psicodinâmicos: imagens, símbolos, sonhos, mitos, narrativas lendárias e pessoais. Aspectos Qualitativos: Avaliação e diagnóstico. Arte e criatividade: a força e fluência dos materiais plásticos em Arteterapia. Arteterapia na educação: por uma pedagogia simbólica, processo de individuação; A construção da auto estima através da linguagem plástica.

Atenta ao exercício regular e ao caráter profissional da Arteterapia, a Prof. Glícia Manso, funda a AARTES - Associação de Arteterapia do Espírito Santo.

Texto: Alinne Manso AT T 59